domingo, 08 de setembro de 2019 - 16:56h
RURAP e SDR realizam Dia de Campo sobre Cultura do Abacaxi em Porto Grande (AP)
O evento teve como objetivo apresentar aspectos técnicos e práticos do cultivo do abacaxi.
Por: Sergio C. Barbosa
Apresentação sobre seleção de mudas pelos extensionistas Manoel Carlos e Fernado Luiz.

Tecnologias de Produção de Abacaxi foi o tema de dia de campo realizado neste sábado (07), no município de Porto Grande (AP), na Fazenda Eliude, localizada na Rodovia Perimetral Norte, km 112, pertencente ao produtor Antônio de Souza Ferreira, mais conhecido por “Pequenês”, que é um dos produtores que mais se destacam no cultivo do abacaxi na região, que só neste ano já implantou áreas que totalizam a quantidade de cerca de 800 mil pés de abacaxi.

O evento que teve como objetivo apresentar aspectos técnicos e práticos do cultivo da cultura, foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural do Amapá (SDR) e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (RURAP), que contou com a parceria da Embrapa, SEBRAE, SENAR e da Prefeitura Municipal de Porto Grande, e reuniu produtores dedicados ao cultivo da fruticultura da região, que dentre suas diversas atividades, a cultura do abacaxi é uma das principais. O público participante também foi composto técnicos, produtores, representantes de instituições que atuam no setor agrícola, estudantes e extensionistas.

O Rurap, através da equipe técnica da coordenadoria de assistência técnica e extensão rural, junto os extensionistas que atuam no escritório local do município, foram os responsáveis da mobilização, condução e apresentação das palestras que abordaram os seguintes temas: Seleção de Mudas (Manoel Carlos e Fernando Luiz); Preparo de Área e Plantio (José Renato e  Marcelo Serrão); Tratos Culturais Envolvendo Adubação, Capina Química e Mecanizada (Blênio Bernardes e Antônio Valdenir) e Indução Floral e Colheita (Rosilvaldo Cordeiro e Marcelo Serrão).

O Dia de Campo que teve ênfase tecnicas práticas para cultura do abacaxi, mostrou aos participantes que a cultura ainda é uma das atividades mais rentáveis na agricultura familiar no  município, e com isso busca-se incentivar ainda mais na melhoria da qualidade do produto que já é cultivado há anos, na região, orientado os agricultores no emprego de tecnologia e a busca de novos mercados para o produto.

Comunicação Institucional/RURAP

comunicacao@rurap.ap.gov.br

IMAGENS RELACIONADAS
  • Apresentação sobre preaparo de área.
  • Apresentação de espaçamentos.
  • Apresentação sobre tratos culturais.
  • Apresentação sobre indução floral e colheita de frutos
  • Troca de Estações
  • Plantio na Fazenda Eliude.
  • Senhor Pequenes em partipação no dia de campo.
  • Grupo Azul no dia de campo
  • Plantio de Abacaxi.

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

RURAP - INSTITUTO DE EXTENSÃO, ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO RURAL DO AMAPÁ
Av. Profa. Cora de Carvalho, 2430 A - Central, Macapá - AP, 68900-040 - - rurap@rurap.ap.gov.br