Apoio a Extensão Rural

ATIVIDADES DE GESTÃO ECONÔMICO-SOCIAL

As políticas públicas e os desafios para a agricultura familiar têm sido na direção dos novos enfoques da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - PNATER, um compromisso assumido pelo Governo do Estado. Este compromisso fundamenta-se no diálogo construtivo com as famílias rurais, com suas respectivas entidades, na construção do processo de desenvolvimento rural, tendo como foco, a inclusão dos agricultores, quilombolas, indígenas, assentados, ribeirinhos, dentre outros, no processo produtivo do estado.

 

FEIRA ITINERANTE

A Associação dos Produtores da Vila Valdemar – APROVA, localizada no Coração, com um total de 40 (quarenta) associados, tiveram a iniciativa de procurar a SDR e Rurap a fim de montarem uma estratégia de venda direta de seus produtos, sem a intervenção de atravessadores, e a partir desta idéia surgiu a Feira Itinerante, a qual começou a ser realizada em dezembro de 2016 contando com a participação da CPQA, a qual acompanhou todas as feiras fazendo levantamento e observações do que poder ser melhorado na apresentação dos produtos à serem comercializados.

No mês de dezembro foram realizadas 3 (três) feiras, sendo 2 (duas) no Loteamento Macapaba e 1 (uma) no Bairro do Zerão.

 

DIFUSÃO DE TECNOLOGIAS

Em parceria com a Sede Local de Macapá foi realizada uma oficina de produção de composto orgânico no assentamento Santo Antônio da pedreira e em parceria com o SENAR AP dois cursos de horta orgânica no município de Santana na área portuária e delta do Matapi respectivamente.

 

EXPERIMENTAÇÃO

Produção de 2m3 de composto orgânico; 500L de bio fertilizante líquido aeróbio; 01 T de bockashy sólido; construção de uma composteira doméstica para resíduos de cozinha l; construção de um minhocário com estrutura de bambu; construção de um galinheiro móvel.

 

OLERICULTURA

A olericultura deu um salto de qualidade no abastecimento da população urbana, com a produção de hortaliças gerando emprego e renda.

 



NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

RURAP - INSTITUTO DE EXTENSÃO, ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO RURAL DO AMAPÁ
Av. Profa. Cora de Carvalho, 2430 A - Central, Macapá - AP, 68900-040 - - rurap@rurap.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá