quarta, 21 de agosto de 2019 - 10:27h
Extensionistas do Rurap participam de curso de cultivo de açaizeiros em terra firme no Amapá
Em parceria com a Embrapa - AP, a capacitação reunirá técnicos e produtores.
Por: Sergio C. Barbosa
Foto: Raimundo Nonato Rebelo

Extesionista do Rurap participam de um curso sobre cultivo de açaizeiros em terra firme no Amapá que ocorre no período de 20 a 22 de agosto no auditório da Embrapa, em Macapá (AP). O curso é direcionado a técnicos que atuam no serviço público de extensão rural, estudantes e produtores convidados. O curso esta sendo promovido pela Embrapa, por meio do Fundo Amazônia, e parcerias do Instituto de Desenvolvimento Rural do Amapá (Rurap), Banco da Amazônia, Sebrae Amapá e Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR).

A Embrapa disponibiliza tecnologia para o cultivo de açaizeiros em terra firme, inclusive para áreas do cerrado amapaense. Um investimento que requer conhecimento tecnológico e técnicas de irrigação, melhoramento genético, adubação e tratos culturais. (Embrapa-AP).

O Gerente Regional Sul e extensionista, Raimundo Nonato, destaca a importância da capacitação técnica e a integração do grupo, ele reconhece que o papel da extensionista é de um agente de desenvolvimento que leva informação e tecnologia para as famílias rurais. “A empresa tem que manter a sua capacidade técnica, com o quadro de funcionários atualizados e motivados para atender o produtor rural”, enfatiza.

Esta capacitação faz parte de uma ação de transferência de tecnologias voltadas para o açaí de terra firme, que inclui também um Dia de Campo para apresentar a Unidade de Referência Tecnológica (URT) de cultivo de açaí irrigado em terra firme. O Dia de Campo será realizado na manhã da sexta-feira, 23/8, no Campo Experimental do Cerrado, localizado no km 45 da BR-156. O plantio no campo experimental da Embrapa foi instalado em 2015, a fim de recomendar níveis de adubação, densidade e espaçamento específicos para açaizeiro em solos de cerrado. (Embrapa-AP).

O Diretor Presidente Osvaldo Dantas participou da abertura do evento juntamente com o coordenador do Rurap, Daniel Santos que participa do curso.

Programação:

Terça-feira (20/8)

• Características climáticas – Apresentação: Silas Mochiutti - Pesquisador da Embrapa Amapá,
  • Manejo de solos para cultivo de culturas perenes (ênfase no açaizeiro) – Apresentação: Manoel da Silva Cravo - Embrapa Amazônia Oriental (Pará)
  • Recomendação de adubação e calagem para frutíferas – Apresentação: Manoel Cravo.

Quarta-feira (21/8)

• Melhoramento genético e cultivo de açaizeiros – Apresentação: João Tomé de Farias Neto - Pesquisador da Embrapa Amazônia Oriental (Pará).
  • Sistemas de irrigação de açaizeiro – Apresentação: Antônio Sérgio Coutinho Vicente e Sérgio Erich Imbiriba Vicente - Amazônia Irrigação.

Quinta-feira (22/8)

• Fertirrigação – Apresentação: Leonardo de Paula de Souza - Professor da Universidade Federal do Acre.
  • Cultivo de bananeira para formação de açaizais – Apresentação: Jackson de Araújo dos Santos- Analista da Embrapa Amapá.
  • Dados de estudos sobre cultivo de terra firme no Amapá – Apresentação: Silas Mochiutti - Pesquisador Embrapa AP.

Comunicação/Rurap

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

RURAP - INSTITUTO DE EXTENSÃO, ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO RURAL DO AMAPÁ
Av. Profa. Cora de Carvalho, 2430 A - Central, Macapá - AP, 68900-040 - - rurap@rurap.ap.gov.br